Parabéns por optar pelas telhas ArgiForte. Para maximizar a sua qualidade, segue abaixo algumas considerações importantes para execução de seu trabalho.

É fundamental que esteja em perfeito esquadro para que não haja empeno no madeiramento, para não prejudicar o efeito estético e a segurança do telhado. Você deve usar madeiras de ótima qualidade e boa resistência, durabilidade e absolutamente secas na hora da compra e da instalação.

O telhado é um item importante e que requer mão de obra especializada. Um telhado bem feito dá beleza para sua fachada, deixa sua casa arejada e livre de infiltrações. A experiência é fundamental. Exija profissionais qualificados. Para se ter um telhado perfeito e um total aproveitamento das telhas, algumas normas devem ser respeitadas, como por exemplo, a inclinação mínima do telhado, que determinará a vazão da água da chuva, conforme indicado no gráfico abaixo.


Na montagem do telhado ou na execução de reparos, pisar sempre sobre as ripas ou na junção das telhas. Jamais fazer qualquer trabalho sobre o telhado com as telhas úmidas.

O telhado deverá ser ventilado para evitar a proliferação de fungos na sua parte interna.

É normal o escurecimento das telhas com o passar do tempo. A durabilidade é relativa à umidade, ao relevo, a fuligem e até à posição do telhado em relação ao sol. Telhados ocultos por vegetação ou quaisquer outros impedimentos a insolação, terão maior possibilidade de escurecimento e em menores períodos de tempo. Para solucionar esses problemas, limpezas e tratamento são suficientes.

Em caso de necessidade de armazenamento das telhas, providencie que seja em lugar seco e ventilado para evitar a proliferação de fungos.

Em áreas parcialmente abertas ou de difícil ventilação, em época de grande umidade relativa do ar e/ou a beira de declives acentuados, poderá ocorrer o fenômeno da "condensação" na parte interna do telhado, ou seja, a telha terá a aparência de estar "suando", quando na verdade, a umidade aparente tem origem no ambiente interno e estará se condensando na superfície mais alta e mais fria. Para evitar este fenômeno recomenda-se a instalação de um forro.

Baixe a versão em PDF deste manual CLICANDO AQUI